Realidade física e a experiência de ser e existir

Autores

  • Ricardo Pires de Souza Instituto Junguiano de São Paulo, AJB, IAAP

DOI:

https://doi.org/10.21901/2448-3060/self-2016.vol01.0006

Palavras-chave:

física, vida, consciência, inconsciente, individuação, self, realidade

Resumo

A realidade física nos é inacessível e não sabemos o que somos ou o que é a realidade. A psique – a experiência psicológica individual subjetiva, parte consciente e parte profundamente inconsciente – é a única experiência de ser e existir e a única realidade a que temos acesso. A origem da imagem de Deus está na busca de contenção para a perplexidade e o medo diante da ideia da morte e do desconhecido e da não-existência, e na busca de significado para a experiência psíquica percebida como realidade única. A diversidade de expressões das imagens de Deus – sejam declaradamente religiosas, sejam em suas formulações racionais e matemáticas – é função da cultura e assume forma narrativa psicologicamente verdadeira. Descrever a realidade experimentada é o que nos é possível e nos cabe.

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Biografia do Autor

Ricardo Pires de Souza, Instituto Junguiano de São Paulo, AJB, IAAP

Analista junguiano, membro do Instituto Junguiano de São Paulo (IJUSP), Associação Junguiana do Brasil (AJB) e International Association for Analytical Psychology (IAAP). Doutor em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP). Médico assistente do Departamento de Diagnóstico por Imagem da Escola Paulista de Medicina / Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Autor dos livros "Anima Mundi" (2004) e "A Dança de Shiva" (2010), poesia, pela Ateliê Editorial, São Paulo.

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Arquivos adicionais

Publicado

29-09-2016

Como Citar

Souza, R. P. de. (2016). Realidade física e a experiência de ser e existir. Self - Revista Do Instituto Junguiano De São Paulo, 1. https://doi.org/10.21901/2448-3060/self-2016.vol01.0006

Edição

Seção

Artigo de reflexão (ensaio)

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