A alma, o antigo e o novo

  • Ricardo Pires de Souza Instituto Junguiano de São Paulo - IJUSP, São Paulo, SP

Resumo

O que é a alma? O que é essa experiência por meio da qual e "dentro" da qual temos sensações, sentimos, pensamos, intuímos, amamos, sofremos, vivemos? O que é isso que chamamos todos os dias de "eu", mas que também - lá no fundo - percebemos que é mais do que aquilo que conseguimos apreender a respeito de nós mesmos, ou seja, mais do que o "eu"? Diuturnamente nos relacionamos com e experimentamos nossa própria existência: por vezes isso é bom, outras vezes nem tanto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Pires de Souza, Instituto Junguiano de São Paulo - IJUSP, São Paulo, SP

Psicanalista junguiano, analista didata do Instituto Junguiano de São Paulo (IJUSP), filiado à Associação Junguiana do Brasil (AJB) e à International Association for Analytical Psychology (IAAP, Zurique). Diretor de Ensino do IJUSP. Editor científico da Self – Revista do IJUSP. Doutor em Medicina pela Universidade de São Paulo; médico assistente do Departamento de Diagnóstico por Imagem e do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Escola Paulista de Medicina / Universidade Federal de São Paulo. Autor dos livros de poesia "Anima Mundi" (2004, Ateliê Editorail) e "A Dança de Shiva" (2010, Atêlie Editorial).

Publicado
28-02-2018
Como Citar
Souza, R. (2018). A alma, o antigo e o novo. Self - Revista Do Instituto Junguiano De São Paulo, 3. https://doi.org/10.21901/2448-3060/self-2018.vol03.0001
Edição
Seção
Editorial