APRESENTAÇÃO

Publicação científica oficial do Instituto Junguiano de São Paulo (IJUSP), a Self tem como missão divulgar, disseminar e promover o intercâmbio do pensamento junguiano e contribuir para o desenvolvimento da produção científica no campo da psicologia analítica.

Dirigida a pesquisadores, estudantes e profissionais que se dedicam ao estudo e à aplicação do pensamento junguiano e a pessoas interessadas em temas relacionados ao campo da psicologia analítica, a Self tem como objetivos:

(a) tornar-se uma publicação de renomada qualidade científica, aberta a todas as tendências e abordagens do campo da psicologia analítica, estabelecendo-se como um legítimo canal democrático de divulgação do pensamento junguiano, no Brasil e no mundo;

(b) ser uma publicação multidisciplinar, divulgando temas diversos de interesse da sociedade; e

(c) tornar-se um referencial para a formação de analistas junguianos.

Para chegar a esse patamar, a Self se pauta pelos seguintes valores éticos:

(a) respeito a todos que contribuem para sua existência: editores, autores, revisores ad hoc, corpo técnico e leitores;

(b) democratização do acesso ao conhecimento;

(c) estímulo ao desenvolvimento de pesquisas científicas no campo da psicologia analítica; e

(d) publicação de trabalhos de pesquisadores de todas as áreas do conhecimento que tenham intercâmbio com o campo da psicologia analítica.

Publicada exclusivamente em versão eletrônica, a Self adota o sistema de divulgação contínua de trabalhos (rolling pass) e, em respeito ao princípio da democratização do conhecimento, a revista oferece acesso aberto a todo seu conteúdo.

A Self publica trabalhos originais e inéditos nos idiomas português, inglês ou espanhol, de autores brasileiros e estrangeiros. Os manuscritos submetidos à publicação passam por um processo duplo cego de avaliação por pares, garantindo a qualidade científica dos textos divulgados, não importando as correntes do pensamento junguiano que eles possam representar.

Indexação

Ulrich's Periodicals Directory (2017)

Diadorim (2017)

LivRE - Revistas de Livre Acesso (2020)

 

BOAS PRÁTICAS EDITORIAIS

A Self adota os princípios de transparência e de boas práticas editoriais em publicações acadêmicas do Committee on Publications Ethics (Principles of Transparency and Best Practice in Scholarly Publishing http://publicationethics.org/files/Principles_of_Transparency_and_Best_Practice_in_Scholarly_Publishingv2_0.pdf).

Todas as informações e práticas da revista referentes a formas de acesso, direitos autorais, conteúdo publicado, processo de revisão por pares, responsabilidade dos autores e questões éticas são públicas e podem ser consultadas na página eletrônica da publicação.

O Conselho Editorial, o corpo editorial, os editores científicos, autores, revisores e o corpo técnico devem aceitar os termos da política editorial da Self.

Acesso

A Self é publicada em versão eletrônica (on-line) e todo o seu conteúdo está disponível com acesso aberto, na modalidade dourada, ou seja, todos os interessados podem consultar os trabalhos publicados livremente, em sintonia com os valores da revista de democratização do acesso ao conhecimento e de estímulo ao desenvolvimento de pesquisas científicas no campo da psicologia analítica.

Direitos autorais

A Self adota a licença Creative Commons “Atribuição 4.0 Internacional”, classificada como Licença de Cultura Livre, que permite a cópia e distribuição dos trabalhos publicados em qualquer meio ou formato e permite que outros transformem, façam adaptações ou criem obras derivadas para todos os usos, mesmo comercial, desde que seja dado o devido crédito à publicação. Mais detalhes em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.

Ao submeterem trabalhos para a Self, os autores aceitam os termos desta licença e concordam em ceder os direitos autorais do manuscrito para a publicação. Junto com o trabalho, os autores devem enviar o documento “Termo de transferência de direitos autorais e responsabilidade dos autores” devidamente assinado.

Conteúdo

A Self publica trabalhos inéditos de autoria de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, nos idiomas português, inglês ou espanhol.

Os tipos de trabalhos publicados pela revista são: artigos de pesquisa original, artigos de revisão de literatura, artigos de reflexão (ensaio), estudos de caso, resenha e artigos especiais.

A publicação não divulga artigos traduzidos de outros periódicos, nem manuscritos que discutam ou façam apologia a crimes, atos de violência ou que tenham qualquer alusão partidária.

Avaliação por pares

A Self se pauta pelo respeito aos princípios de independência editorial e, por este motivo, todos os trabalhos submetidos à publicação são avaliados pelos editores científicos. Além disso, os artigos originais, artigos de revisão, artigos de reflexão e estudos de caso são avaliados por pareceristas ad hoc, dentro de um processo duplo cego de avaliação, assegurando que a revista publique trabalhos que tenham mérito e qualidade científica e não por interesses profissionais, pessoais ou financeiros.

Responsabilidade dos autores

Todos os autores do manuscrito devem ter contribuído para sua elaboração e devem conhecer seu conteúdo. Os trabalhos submetidos à Self devem ser acompanhados do documento “Termo de transferência de direitos autorais e responsabilidade dos autores” devidamente assinado.

As opiniões emitidas nos trabalhos publicados pela Self são de exclusiva responsabilidade de seus autores, não representado a opinião da revista ou do IJUSP.

Ética em pesquisa

A revista Self adota integralmente a “Declaração de Singapura sobre Integridade em Pesquisa”, cujo preâmbulo afirma: “O valor e os benefícios provenientes da pesquisa dependem essencialmente da sua integridade. Embora haja diferenças entre países e entre disciplinas na maneira pela qual a pesquisa é organizada e conduzida, há também princípios e responsabilidades profissionais comuns que são fundamentais para a integridade da mesma, onde quer que seja realizada” (Singapore Statement on Research Integrity - http://www.singaporestatement.org/statement.html).

A revista também adota integralmente a “Declaração de Helsinque da Associação Médica Mundial (WMA) – Princípios Éticos para Pesquisa Médica Envolvendo Seres Humanos”.

Todos os colaboradores da Self assumem a responsabilidade de exercer suas atividades de acordo com os valores éticos assinalados pelas duas declarações, assegurando que todos os procedimentos éticos apropriados foram realizados em toda e qualquer pesquisa, envolvendo seres humanos ou não.

A Self repudia toda e qualquer má conduta científica, como falsificação e fabricação de dados, plágio, apropriação indevida de ideias ou dados e manipulação de citações.

Toda e qualquer denúncia de má conduta científica será investigada, de maneira sigilosa, e serão tomadas as devidas providências para a correção de erros confirmados.

Fontes de financiamento da pesquisa

Os autores devem indicar claramente todo e qualquer tipo de suporte financeiro e/ou material, proveniente de instituição pública e/ou privada, recebido para a realização da pesquisa e/ou elaboração do trabalho, informando a entidade financiadora, o tipo de recurso obtido, o título do projeto financiado, o número identificador do financiamento e outros dados relevantes.

Essas informações devem ser incluídas no documento “Folha de rosto” do trabalho submetido.

Conflitos de interesses

Os autores que submetem trabalhos para a Self devem informar a existência de potenciais conflitos de interesses de natureza acadêmica, profissional, política, pessoal ou financeira.

A mesma orientação é válida para os revisores científicos dos manuscritos, que devem se declarar impedidos de avaliar um trabalho, caso haja um potencial conflito de interesse, por exemplo, conhecimento dos autores do manuscrito ou falta de familiaridade com a área de estudo do trabalho.

Os integrantes do Conselho e do Corpo de editores da revista também devem informar à publicação a ocorrência de eventuais conflitos de interesses.

Os casos em que existam dúvidas sobre a existência ou não de potenciais conflitos de interesses serão mediados pelos editores científicos da Self.

Arquivamento

A revista Self se compromete a manter cópias eletrônicas, em ambiente seguro, dos originais submetidos à publicação, dos trabalhos revisados e publicados, dos pareceres e de outros documentos relacionados à revista.

 

RECURSOS FINANCEIROS

A Self é mantida com recursos do IJUSP e não cobra nenhuma taxa de seus autores, em nenhum momento do processo de submissão.

A produção editorial dos artigos aceitos para publicação pela Self também é financiada pelo IJUSP e inclui custos com: revisão do idioma principal de submissão (português ou inglês ou espanhol); a revisão dos títulos, resumos e descritores que devem ser enviados nos três idiomas de publicação (português einglês e espanhol); a normalização das referências e citações; a padronização e diagramação dos manuscritos e a conversão HTMl.