Autonomia moral em Jung

uma revisão do conceito nas Obras Completas

Autores

  • Carla Chiari Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp, Departamento de Educação e Desenvolvimento Humano. Marília/SP, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4292-7563
  • Patrícia Unger Raphael Bataglia Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp, Departamento de Educação e Desenvolvimento Humano. Marília/SP, Brasil https://orcid.org/0000-0002-2575-3020

DOI:

https://doi.org/10.21901/2448-3060/self-2025.vol-10.226

Palavras-chave:

moral, autonomia, Jung, Carl Gustav, 1875-1961, educação

Resumo

Este artigo apresentou uma análise sobre a autonomia moral nas obras completas de Carl Gustav Jung, com foco no desenvolvimento da personalidade e nos conceitos de moralidade e autonomia. Embora Jung não tenha sido um teórico da educação, sua teoria oferece importantes insights sobre como esses aspectos se desenvolvem no indivíduo. Realizamos uma revisão das Obras Completas de Jung, por meio da qual identificamos que o autor correlaciona a moralidade com o autoconhecimento, sugerindo que a verdadeira moralidade não é imposta externamente, mas surge de dentro do indivíduo, à medida que este integra os aspectos conscientes e inconscientes de sua psique. Encerramos o artigo discutindo como essas ideias podem ser aplicadas no contexto educacional para promover o desenvolvimento moral autônomo. Além disso, refletimos sobre a importância da educação e das interações sociais na construção da autonomia, destacando a relevância dessa abordagem para a formação de indivíduos mais conscientes e autônomos.

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Biografia do Autor

Carla Chiari, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp, Departamento de Educação e Desenvolvimento Humano. Marília/SP, Brasil

Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp; especialização em Psicologia Analítica Junguiana; graduação em Pedagogia. Psicóloga clínica. Professora e supervisora da pós-graduação da UNIP.

Patrícia Unger Raphael Bataglia, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp, Departamento de Educação e Desenvolvimento Humano. Marília/SP, Brasil

Livre-docência em Desenvolvimento Moral na Criança pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp; doutorado e mestrado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo – USP; graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Docente e pesquisadora do Departamento de Educação e Desenvolvimento Humano e do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP.

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Publicado

25-06-2025

Como Citar

Chiari, C., & Bataglia, P. U. R. (2025). Autonomia moral em Jung: uma revisão do conceito nas Obras Completas. Self - Revista Do Instituto Junguiano De São Paulo, 10, e005. https://doi.org/10.21901/2448-3060/self-2025.vol-10.226

Edição

Seção

Artigo de reflexão (ensaio)