O "Livro vermelho": a escolha de Jung em produzir sua obra alquímica como livro
DOI:
https://doi.org/10.21901/2448-3060/self-2017.vol02.0006Palavras-chave:
símbolos, linguagem, individuação, imagem.Resumo
Uma das vias para a compreensão do "Livro vermelho" é relacioná-lo ao processo da opus (obra) alquímica ou opus magna, o trabalho dos alquimistas para a obtenção da pedra filosofal. Carl Gustav Jung usa esse processo na formação do "Livro vermelho", fato que ele mesmo foi compreender somente a posteriori. Lembrando que seu primeiro contato com textos alquímicos se deu em 1910 e que as atividades em relação ao "Livro vermelho" ganharam força entre 1913 e 1930, podemos entender que esta publicação e a alquimia têm uma relação causal. A percepção de que a psique segue os mesmos passos dos símbolos alquímicos no processo da individuação influenciou a psicologia analítica de maneira determinante. Nas etapas de elaboração da obra alquímica é revelada uma sequência de símbolos alquímicos que compõem o processo. O presente trabalho pretende demonstrar que o "Livro vermelho" segue uma conduta alquímica e que é nesta obra que Jung encontra o seu caminho pessoal rumo à individuação.
Downloads
Referências
Arnheim, R. (2004). Intuição e intelecto na arte. São Paulo: Martins Fontes.
Bair, D. (2006). Jung, uma biografia (Vol. 2). São Paulo: Globo.
Boechat, W. (2014). O Livro Vermelho de Jung, jornada para profundidades desconhecidas. Petrópolis: Vozes.
Cassirer, E. (2005). O ensaio sobre o homem. São Paulo: Martins Fontes.
Didi-Huberman, G. (2009). Ser crânio. Belo Horizonte: Editora C/Arte.
Durand, G. (2002). As estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo: Martins Fontes.
Jung, C. G. (1986). Símbolos da Transformação. In Obras Completas (Vol. V). Petrópolis: Ed. Vozes.
Jung, C. G. (1994). Psicologia e Alquimia. In Obras Completas (Vol. XII). Petrópolis: Ed. Vozes.
Jung, C. G. (2003). Estudos Alquímicos. In Obras Completas (Vol. XIII). Petrópolis: Ed. Vozes.
Neumann, E. (2006). A Grande Mãe. São Paulo: Cultrix.
Shamdasani, S. (2010). Liber Novus: o "Livro Vermelho" de C.G. Jung. In C. G. Jung, O Livro Vermelho, Liber Novus. Petrópolis: Ed. Vozes.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Self adota a licença Creative Commons “Atribuição 4.0 Internacional”, classificada como Licença de Cultura Livre, que permite a cópia e distribuição dos trabalhos publicados em qualquer meio ou formato e permite que outros transformem, façam adaptações ou criem obras derivadas para todos os usos, mesmo comercial, desde que seja dado o devido crédito à publicação. Mais detalhes em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Ao submeterem trabalhos para a revista, os autores aceitam os termos desta licença e concordam em ceder os direitos autorais do manuscrito para a publicação. Junto com o trabalho, os autores devem enviar o documento de transferência de direitos autorais devidamente assinado.