Jack, o Estripador e Barba Azul: dissociação psíquica, sombra coletiva e violência na modernidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21901/2448-3060/self-2026.vol-11.272

Palavras-chave:

psicologia junguiana, projeção, arquétipo, feminino, violência, contos de fada

Resumo

Este artigo propõe uma interpretação simbólica da figura de Jack, o Estripador, compreendida como representação arquetípica da sombra coletiva no contexto da modernidade vitoriana. A partir da psicologia analítica de Carl Gustav Jung, articulam-se os conceitos de sombra, anima e persona à análise do conto de fadas “Barba Azul”, entendido como matriz simbólica de uma dinâmica psíquica, marcada pela dissociação entre a consciência e o inconsciente e pela violência dirigida contra o feminino reprimido. O estudo adotou uma abordagem qualitativa, de caráter teórico-interpretativo, fundamentada na hermenêutica simbólica, tomando como corpus principal obras de Jung, em diálogo com os desenvolvimentos de Erich Neumann sobre o arquétipo do feminino e com as contribuições de Marie-Louise von Franz acerca da interpretação dos contos de fada. Em articulação com estudos historiográficos sobre a Londres vitoriana, sustenta-se que a persistência cultural de Jack, como mito moderno, não decorre apenas do mistério policial, mas de sua função simbólica como condensador de projeções coletivas relacionadas à repressão moral, à dissociação psíquica e à violência contra o feminino.  Conclui-se que a psicologia analítica oferece uma perspectiva para examinar os significados simbólicos associados à violência extrema no imaginário cultural, sem estabelecer uma explicação causal dos crimes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Spaulonci Politi, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. São Paulo/SP, Brasil

Mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, vinculada ao Núcleo de Estudos Junguianos. Professora e supervisora da pós-graduação em Psicoterapia Junguiana na Universidade Paulista – UNIP e no curso de pós-graduação em Psicologia Analítica - Ênfase em Mitologia, Contos e Arte do Instituto Freedom. Aprimoramento em Saúde Mental no Conjunto Hospitalar do Mandaqui, vinculado ao Programa de Aprimoramento Profissional da Fundação do Desenvolvimento Administrativo – FUNDAP. Membro analista do Instituto Junguiano de São Paulo, Associação Junguiana do Brasil, International Association for Analytical Psychology – IJUSP/AJB/IAAP

Referências

Begg, P. (2004). Jack the ripper: the definitive history. Pearson Education.

Evans, S. P., & Skinner, K. (2002). The ultimate Jack the ripper sourcebook. Robinson.

Jung, C. G. (2013). A natureza da psique: a dinâmica do inconsciente (OC, Vol. 8/2). Vozes. (Trabalhos originais publicados entre 1916-1948).

Jung, C. G. (2013). Aion: estudos sobre o simbolismo do si-mesmo (OC, Vol. 9/2). Vozes. (Trabalho original publicado em 1951).

Jung, C. G. (2013). Civilização em transição (OC, Vol. 10/3). Vozes. (Trabalho original publicado entre 1918-1946).

Jung, C. G. (2014). Os arquétipos e o inconsciente coletivo (OC, Vol. 9/1). Vozes. (Trabalhos originais publicados entre 1934-1954).

Neumann, E. (2000). O medo do feminino e outros ensaios sobre a psicologia feminina. Paulus. (Trabalho original publicado em 1994).

Neumann, E. (2021). A grande mãe: um estudo histórico sobre os arquétipos, os simbolismos e as manifestações femininas do inconsciente (2a ed.). Cultrix. (Trabalho original publicado em 1959).

Perrault, C. (2013). Barba Azul (M. L. X. A. Borges, Trad.). In M. Tatar (Ed.), Contos de fadas: edição comentada e ilustrada (2a ed., pp. 160–172). Zahar. (Trabalho original publicado em 1697).

Rumbelow, D. (2018). Jack, o estripador: a investigação definitiva sobre o serial killer mais famoso da história. Record. (Trabalho original publicado em 1975).

von Franz, M.-L. (1995). A sombra e o mal nos contos de fadas. Vozes. (Trabalho original publicado em 1974).

von Franz, M.-L. (2022). A interpretação dos contos de fada. Vozes. (Trabalho original publicado em 1970).

Downloads

Publicado

29-09-2026

Como Citar

Politi, A. S. (2026). Jack, o Estripador e Barba Azul: dissociação psíquica, sombra coletiva e violência na modernidade. Self - Revista Do Instituto Junguiano De São Paulo, 11, e010. https://doi.org/10.21901/2448-3060/self-2026.vol-11.272

Edição

Seção

Artigo de reflexão (ensaio)