O insaciável espírito da época
ensaios de psicologia analítica e política, de: Humbertho Oliveira, Roque Tadeu Gui e Rubens Bragarnich. Editora Vozes, 2021.
DOI:
https://doi.org/10.21901/2448-3060/self-2023.vol8.192Palavras-chave:
psicologia analíticaResumo
O presente escrito tem como objetivo apresentar uma resenha sobre a obra intitulada “O insaciável espírito da época: ensaios de psicologia analítica e política” (Oliveira, Tadeu, & Bragarnich, 2021), uma coletânea de 12 ensaios cuidadosamente reunidos, que buscam contribuir para o entendimento dos complexos culturais atuantes no Brasil e de como eles se inserem no contexto de intensa polarização política vivenciada nos últimos anos. Simbolicamente, a obra pode ser considerada como um mapa da dinâmica dos complexos culturais na atualidade brasileira, dado seu resultado bem sucedido de ampliar as discussões sobre as questões sociopolíticas do país pela ótica da psicologia analítica.
Downloads
Referências
Danowski, D. & Viveiros de Castro, E. (2014). Há um mundo porvir?: ensaios sobe os medos e os fins. Florianópolis: Cultura e Barbárie.
Gray, J. (2005). Cachorros de palha: reflexões sobre humanos e outros animais. (M. L. Oliveira, trad.). Rio de Janeiro: Record.
Freire, P. (2002). Educação e mudança (26a ed., M. Gadotti, L. L. Martin, trads.). São Paulo: Paz e Terra. (Educação e Comunicação, Vol. 1). (Trabalho original publicado em 1979).
Freyre, G. (2003). Casa-grande e senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. São Paulo: Global. (Trabalho original publicado em 1933).
Holanda, S. B. (2016). Raízes do Brasil (Edição crítica; L. M. Schwartz & P. M. Monteiro, orgs.). São Paulo: Companhia das Letras. (Trabalho original publicado em 1936).
Hillman, J. (1993). Cidade e alma. São Paulo: Studio Nobel. Trabalho original publicado em 1993).
Hillman, J. (2015). Mythic figures [e-book]. New York: Spring. [e-book, v 3.0.8]
Hillman, J. (2010a). O pensamento do coração e a alma do mundo (G. Barcellos, trad.). Campinas: Verus
Hillman, J. (2010b). Re-vendo a psicologia (G. Barcellos, trad.). Petrópolis, RJ: Vozes
Mendonça Filho, K., & Dornelles, J. (Diretores). (2019). Bacurau. São Paulo: Vitrine Filmes.
Munanga, K. (2009). Negritude: usos e sentidos. Belo Horizonte: Autêntica.
Oliveira, H., Gui, R. T., & Bragarnich, R. (Orgs.). (2021). O insaciável espírito da época: ensaios de psicologia analítica e política. Petrópolis, RJ. Vozes.
Ribeiro, D. (2006). O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras. (Trabalho original publicado em 1995).
Schwarcz, L. M. (2019). Sobre o autoritarismo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras.
Souza, J. (2017). A elite do atraso: da escravidão à lava jato. Rio de Janeiro: Leya.
Skidmore, T. E. (2012). Preto no branco: raça e nacionalidade no pensamento brasileiro (1870-1930). São Paulo: Companhia das Letras.
Viveiros de Castro, E. (2015). Metafísicas canibais. São Paulo: Cosac Naify.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Self - Revista do Instituto Junguiano de São Paulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Self adota a licença Creative Commons “Atribuição 4.0 Internacional”, classificada como Licença de Cultura Livre, que permite a cópia e distribuição dos trabalhos publicados em qualquer meio ou formato e permite que outros transformem, façam adaptações ou criem obras derivadas para todos os usos, mesmo comercial, desde que seja dado o devido crédito à publicação. Mais detalhes em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Ao submeterem trabalhos para a revista, os autores aceitam os termos desta licença e concordam em ceder os direitos autorais do manuscrito para a publicação. Junto com o trabalho, os autores devem enviar o documento de transferência de direitos autorais devidamente assinado.