Self – Revista do IJUSP: chamada para submissão de artigos

03-07-2016

Caros leitores, autores e editores, saudações!

Pouco mais de um mês após o lançamento da Self – Revista do IJUSP e já obtivemos mais de 400 visualizações dos primeiros trabalhos publicados. Um número para ser comemorado, sem dúvida, e que continuará crescendo.

Assim, chamamos a todos para submeterem seus artigos: ensaios de reflexão, estudos de caso, revisões de literatura e pesquisas clínicas ou básicas, pois, quando falamos de publicações científicas, a verdadeira contribuição é aquela oferecida pelos autores: a Self os aguarda!

Aproveitando esta chamada, gostaria de ressaltar alguns aspectos da revista:

Self é uma revista online que abre um volume por ano: pertencerão a este volume todos os artigos aprovados e publicados neste ano. Seu sistema de publicação permite que os artigos sejam publicados de forma independente, assim que aprovados pelos pareceristas e pelo editor científico, ou seja, ao longo do volume-ano.

A versão principal do artigo pode ser em português, espanhol ou inglês. A produção editorial desta versão principal ‒ que inclui revisão de idioma e de referências, normalização e diagramação ‒ não acarreta custos para os autores.

Embora não seja obrigatório, recomendamos fortemente que os artigos cujas versões principais estejam em português ou espanhol sejam traduzidos para o inglês, em nome da acessibilidade ao maior número de leitores e da ampla divulgação do conteúdo. O custo da segunda versão (e de uma eventual e possível terceira versão) é de responsabilidade dos autores.

A segunda versão do artigo já aprovado para outra língua deve passar por uma revisão de idioma profissional, palavra-por-palavra, com revisores certificados pela revista. Em benefício da confiabilidade, esta segunda versão deve ser uma tradução literal do artigo principal, sem modificações em relação ao conteúdo original. Por se tratar de uma versão literal do artigo original, a segunda versão em outra língua não precisa ser publicada simultaneamente com a versão original, podendo ser adicionada à revista posteriormente. Pedimos, portanto, aos autores que aguardem a aprovação da versão principal para tratar da segunda versão em outra língua, e sugerimos entrar em contato com a Secretaria Editorial antes de iniciar a tradução.

Self é uma revista científica comprometida em cumprir as normas dos sistemas de controle formais do mundo científico e foi projetada para fazer parte deste mundo: indexações em órgãos controladores certamente virão com o desenvolvimento da revista, já que esta se prontifica a seguir rigorosamente os modelos oficiais de avaliação editorial científica. Assim, as políticas editoriais devem ser lidas com atenção e se houver dúvidas, os autores devem entrar em contato com Débora Martins ou Andrea Hespanha, responsáveis pela Secretaria Editorial. (Peço um intervalo no texto para ressaltar e agradecer a sempre carinhosa disponibilidade da Andrea e da Débora e recomendá-las a todos.)

Relembro que a revista é trilíngue: todo o seu conteúdo operacional (exceto, obviamente, os documentos autorais) é publicado em português, espanhol e inglês, o que, se considerarmos a inclusão digital crescente e a amplitude de alcance linguístico, permite projetar seu livre acesso à quase totalidade da população letrada do planeta.

Além de estar em busca do melhor de cada pensador e pesquisador brasileiro que tenha o impulso de divulgar suas reflexões ou suas pesquisas na área da psicologia analítica e em temas conexos, a Self tem a expectativa de atrair autores de outras línguas e países, tornando-se um fórum de apresentação de ideias, conhecimentos e visões de mundo o mais diversificado e democrático possível. Contamos com o empenho de todos em divulgá-la.  

Embora o cadastro na página eletrônica da revista não seja condição para que se tenha acesso aos artigos, ele é muito importante: os leitores cadastrados recebem notificações sobre novos artigos publicados e notícias sobre a Self, podendo acompanhar de perto o que a revista traz de novidades.

O formato digital da revista possibilita recursos que não são possíveis ou quedam restritos nas versões impressas, como, por exemplo, a grande capacidade (embora não ilimitada) de publicação de imagens e mesmo a publicação de vídeos. Para nós, junguianos, que reverenciamos a iconografia humana e o caráter imagético da psique profunda, o impacto dessas facilidades parece muito promissor e cria um campo fértil ainda não experimentado, a não ser nos caríssimos livros impressos que se propõem a publicar imagens de alta qualidade.

Como sugerido, a Self é um canal por onde algo deve escoar, algo precioso: um conteúdo que, mantido na experiência subjetiva de cada autor em potencial, tem a possibilidade (e a responsabilidade) de se organizar e se expandir, assumindo um novo continente com observadores presentes e futuros em número incontável.

Cordiais expectativas de notícias de todos,

Ricardo Pires de Souza

Editor científico