Abordagem clínica dos temas "morte" e "suicídio" na perspectiva da psicologia arquetípica

Autores

  • Helton Marculino de Souza Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Lunalva Fiuza Chagas Instituto de Psicologia Analítica de Campinas - IPAC

DOI:

https://doi.org/10.21901/2448-3060/self-2018.vol03.0006

Resumo

A psicologia arquetípica se configura como uma abordagem criada a partir da psicologia analítica de C. G. Jung, tendo James Hillman como um de seus expoentes. O autor tem uma vasta obra que aborda temas diversos, dentre eles a morte e o suicídio. Tendo em vista a importância que estes dois temas apresentam no campo clínico, objetiva-se, por meio desta pesquisa, debater apontamentos técnicos, visando uma primeira sistematização sobre intervenções clínicas para abordagem de aspectos concernentes à morte e ao suicídio a partir de uma visão da Psicologia Arquetípica. Configura-se, metodologicamente, como uma pesquisa teórica, empreendida por meio da consulta a obras de J. Hillman relativas aos temas elencados.  Através desse estudo, pode-se apreender que é de grande importância que o psicólogo entre em contato com temas relacionados à morte e ao suicídio para que seja capaz de oferecer  um acolhimento que não se limita a patologizar, mas a encarar a psique como entidade autônoma a priori, ou seja, fazer alma, como propõe Hillman é estar disposto a relacionar-se com o fenômeno que se apresenta ao invés de interpretá-lo, conhecer as próprias fantasias e afetos ligados ao tema, é indispensável ao psicólogo para que o processo terapêutico frente a essa demanda  seja possível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helton Marculino de Souza, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Psicólogo, Especialista em Saúde Mental - UEL, Especialista em Psicologia Analítica Junguiana - UNICAMP

Lunalva Fiuza Chagas, Instituto de Psicologia Analítica de Campinas - IPAC

Psicóloga, especialista em Psicologia Clínica, analista didata e membro do Instituto de Psicologia Analítica de Campinas-IPAC, da Associação Junguiana do Brasil-AJB, e da International Association for Analytical Psychology-IAAP. Docente convidada no Curso de Especialização em Psicologia Analítica da Unicamp.

Downloads

Publicado

17-08-2018

Como Citar

Marculino de Souza, H., & Fiuza Chagas, L. (2018). Abordagem clínica dos temas "morte" e "suicídio" na perspectiva da psicologia arquetípica. Self - Revista Do Instituto Junguiano De São Paulo, 3. https://doi.org/10.21901/2448-3060/self-2018.vol03.0006

Edição

Seção

Artigo de pesquisa original