Autonomia moral em Jung
uma revisão do conceito nas Obras Completas
DOI:
https://doi.org/10.21901/2448-3060/self-2025.vol-10.226Palavras-chave:
moral, autonomia, Jung, Carl Gustav, 1875-1961, educaçãoResumo
Este artigo apresentou uma análise sobre a autonomia moral nas obras completas de Carl Gustav Jung, com foco no desenvolvimento da personalidade e nos conceitos de moralidade e autonomia. Embora Jung não tenha sido um teórico da educação, sua teoria oferece importantes insights sobre como esses aspectos se desenvolvem no indivíduo. Realizamos uma revisão das Obras Completas de Jung, por meio da qual identificamos que o autor correlaciona a moralidade com o autoconhecimento, sugerindo que a verdadeira moralidade não é imposta externamente, mas surge de dentro do indivíduo, à medida que este integra os aspectos conscientes e inconscientes de sua psique. Encerramos o artigo discutindo como essas ideias podem ser aplicadas no contexto educacional para promover o desenvolvimento moral autônomo. Além disso, refletimos sobre a importância da educação e das interações sociais na construção da autonomia, destacando a relevância dessa abordagem para a formação de indivíduos mais conscientes e autônomos.
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