EDITORIAL
DOI: 10.21901/2448-3060/self-2023.vol8.187

 

IJUSP - 29 anos de trabalho pela psicologia analítica no Brasil

 

IJUSP - 29 years of work for analytical psychology in Brazil

 

IJUSP - 29 años de trabajo para la psicología analítica en Brasil

 

 

Caros colegas e amigos do Instituto Junguiano de São Paulo - IJUSP,

O ano de 2022 foi desafiante e, ao mesmo tempo, repleto de aprendizados, oportunidades e conquistas. Superação e resiliência são palavras capazes de sintetizar o ano que passou.

A diretoria atual eleita do instituto, que assumiu no dia 1º de maio de 2022, é composta pelos membros didatas: Renata Whitaker, presidente; Carmen Lívia G. Parise, diretora administrativa; Durval Luiz de Faria, diretor de ensino; Patrícia Eugênio, diretora de comunicação; e David Butler, diretor financeiro.

Em 2022, muitos projetos foram realizados, dos quais destacamos: os cursos abertos "A Escrita Científica", "Escutando Dissidências", "Psicopatologia Arquetípica", "Atualizações em Psicologia Analítica"; e o simpósio com o tema: "A Alma em Deslocamento: Refúgios e Conflitos em Tempos de Pandemia e Guerra".

Para 2023, somando-se a novas propostas que possam surgir, com o objetivo de ampliar e aprofundar a teoria junguiana, daremos continuidade às atividades aprovadas por nossa comunidade com energia e entusiasmo: a formação de analistas; a publicação de artigos nesta "Self - Revista do IJUSP"; e as lives mensais com diferentes temas e palestrantes. Já nesse começo de ano, estamos promovendo o curso aberto "A Casa Passado, Presente e Futuro" e, em breve, lançaremos o tema de mais um simpósio. Seguiremos ainda impulsionando a nossa presença nas redes sociais de maneira produtiva, fecunda, criativa e pedagógica.

Trabalharemos também na reestruturação do atendimento social e na atualização das diretrizes que mantêm nossa política e critérios de transparência e qualidade em nossa atuação junto aos candidatos a analistas junguianos, bem como à comunidade interessada na teoria junguiana, com cuidado e responsabilidade no uso dos recursos disponíveis.

No dia 2 de janeiro de 2023, o IJUSP comemorou 29 anos de dedicação, trabalho e realizações em prol do desenvolvimento do campo da psicologia analítica no Brasil, contribuindo para a divulgação e a ampliação do acesso à teoria junguiana, por meio de cursos de formação, cursos abertos, palestras, conferências, lives, seminários, simpósios, congressos, publicações e em suas redes sociais.

Entidade sem fins lucrativos, o IJUSP representa regionalmente a Associação Junguiana do Brasil - AJB, credenciada junto à International Association for Analytical Psychology - IAAP, com sede em Zurique, matriz do movimento junguiano internacional, o que nos habilita a oferecer a formação de analista em psicologia analítica, certificação internacionalmente reconhecida. Para o candidato obter a certificação exige-se o cumprimento de 560 horas dedicadas ao estudo das "Obras Completas de C. G. Jung" e de autores junguianos, além da apresentação de estudos de casos clínicos, realização de análise pessoal e supervisões individuais.

A formação de analista acontece em grupos pequenos, com foco nas pessoas e nas trocas de experiências e conhecimento, levando sempre em conta o que nos conecta, motiva e inspira, ampliando a consciência e desenvolvendo a escuta, a comunicação e a empatia, aptidões fundamentais para que o aprofundamento em si e a formação do analista ocorram. O IJUSP zela pelo aperfeiçoamento dos candidatos à formação e de seus membros, não somente com o objetivo de aprendizagem da teoria junguiana, como também com vistas ao processo de crescimento do indivíduo e à ampliação da sua consciência, o que refletirá na qualidade do exercício de atendimento clínico do analista junguiano.

Ao longo de sua trajetória, o IJUSP viveu desafios, oportunidades e, com certeza, aprendizados e conquistas.

Nos últimos três anos, atravessamos fases bastante desafiadoras e impactantes, internas e externas ao nosso país, como a pandemia, a guerra na Ucrânia, questões climáticas, a escalada das violências social, ambiental e econômica, inflação, fortes divisões políticas. Diante desse complexo cenário, a diretoria e os membros do IJUSP tiveram que tomar decisões importantes e estratégicas que fugiram da rotina e exigiram adaptações. Foram momentos de debates intensos sobre os melhores caminhos a seguir. Atravessamos essa fase com disposição para o diálogo e a união e com criatividade, resiliência e uma grande capacidade de trabalho. Chegamos a 2023 fortalecidos, com as raízes da árvore do instituto em expansão.

As realizações e nossa resistência foram, e são, possíveis porque temos uns aos outros, formando uma rede de apoio, uma estrutura de pertencimento - essa família de amigos que nos nutrem e fazem parte do instituto.

A diretoria atual agradece o empenho e a dedicação dos fundadores: Glauco Ulson, Cândido Vallada e Priscila M. C. Caviglia; as diretorias anteriores que se dedicaram e disponibilizaram muitas horas do seu tempo, organizando, planejando, criando caminhos para chegarmos até aqui. Agradece ainda aos membros, candidatos e a todos os colaboradores, mestres, supervisores e profissionais que cuidam do administrativo, enfim, as muitas pessoas que sonharam, realizaram, iluminaram e nos conduziram pelo caminho da psicologia analítica e que tornaram possível o sucesso do nosso instituto.

Que o trabalho do IJUSP possa sempre ensinar, inspirar e lapidar, a fim de que levemos essa herança para os próximos que virão, despertando consciências. Que sigamos firmes em nossa missão, capazes de oferecer a todas as pessoas que fazem parte do IJUSP e à sociedade o nosso comprometimento com a psicologia analítica.

 

Renata Whitaker

Presidente do IJUSP (2022-2024)